Resenha: A Invenção de Hugo Cabret - Brian Selznick

terça-feira, setembro 17, 2013


Autor: Brian Selznick
Editora: Edições SM
Páginas: 534

"Hugo Cabret é um menino órfão que vive escondido na central de trem de Paris dos anos 1930. Esgueirando-se por passagens secretas, Hugo cuida dos gigantescos relógios do lugar - escuta seus compassos, observa os enormes ponteiros e responsabiliza-se pelo funcionamento das máquinas. A sobrevivência de Hugo depende do anonimato - ele tenta se manter invisível porque guarda um incrível segredo, que é posto em risco quando o severo dono da loja de brinquedos da estação e sua afilhada cruzam o caminho do garoto. Um desenho enigmático, um caderno valioso, uma chave roubada e um homem mecânico estão no centro desta intrincada e imprevisível história, que, narrada por texto e imagens, mistura elementos dos quadrinhos e do cinema, oferecendo uma diferente e emocionante experiência de leitura."

 Ganhei este livro há um tempo e, por ignorância mesmo, acabei guardando-o no fundo do armário sem lê-lo. Como diz o velho ditado, 'não julgue um livro pela capa', eu o havia julgado, a primeira vez que vi a capa não me interessei pela leitura. Apenas imaginava que invenção seria essa. Nesses dias o achei, e a curiosidade aumentou. Resolvi lê-lo. Incrível! Após a leitura me arrependi de ter pensado tal coisa do livro, o Brian que me perdoe.

 Não sei como perdi tanto tempo assim com um livro mágico no armário! Se você está curioso para ler, não perca tempo. Prepare-se para viajar no tempo e parar na belíssima Paris no início do séc. XX, especificadamente numa estação onde encontrará Hugo, de apenas 12 anos, que o fará viajar nessa super aventura.

Como você pode ver o livro é grande, mas é repleto de ilustrações (abaixo), o que facilita a leitura rápida, li em dois, três dias. 


Filme: A Invenção de Hugo Cabret

O filme baseado no livro foi lançado em fevereiro de 2012 no Brasil. Foi vencedor do Globo de Ouro de Melhor Direção e 5 estatuetas no Oscar 2012. Ou seja, é incrível!






O mais interessante do filme é a fidelidade do diretor nas características dos personagens e nas ilustrações do livro. E é claro que houve adaptação do livro para o cinema, até porque, a história é longa. Mas a essência é a mesma! Vale a pena assistir.

Mas quer uma dica? Sempre leia o livro antes do filme! haha'
Assim é bem melhor!

Claudiane Almeida

* Se alguma imagem acima é de sua autoria, por favor, não hesite em me comunicar, darei seus devidos créditos com a maior honra. Obrigada!

You Might Also Like

0 comentários

AddThis

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Subscribe